Filtro de Daltonismo

INTEL® AI GLOBAL IMPACT FESTIVAL

O Intel® AI Global Impact Festival, evento anual da Intel, conecta estudantes, educadores e parceiros globais para estimular o uso da inteligência artificial em desafios sociais. A iniciativa busca capacitar jovens inovadores, incentivando projetos em […]

20 de dezembro de 2024 12:45 am Destaque

O Intel® AI Global Impact Festival, evento anual da Intel, conecta estudantes, educadores e parceiros globais para estimular o uso da inteligência artificial em desafios sociais. A iniciativa busca capacitar jovens inovadores, incentivando projetos em sustentabilidade, acessibilidade e saúde.

Em 2024, o Intel® AI Global Impact Festival apresentou as categorias “AI Changemakers” e “AI for Accessibility”, incentivando o uso da inteligência artificial para resolver problemas cotidianos. Desde seu início, o evento tem promovido o acesso democrático à IA, com projetos que reforçam seu uso responsável e inclusivo.

Em parceria com instituições acadêmicas e governos, a Intel® organiza o AI Global Impact Festival para ampliar habilidades digitais e oferecer educação acessível em IA, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde 2021, a empresa defende o desenvolvimento ético da tecnologia, priorizando equidade social e inclusão digital.

Os projetos do Centro Paula Souza vencedores na fase nacional foram o JumpAI e o Osiris, desenvolvidos, respectivamente, por alunos da Etec Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, e da Fatec Registro. O projeto JumpAI, criado pelas alunas Ana Laura Vicentine, Giovanna Rocha e Thifany Garcia, sob orientação dos professores Anderson Silva Vanin e Cíntia Maria Pinho, ofereceu uma solução de entretenimento inclusivo para crianças com mobilidade reduzida e venceu na categoria para estudantes de 13 a 18 anos.

Na categoria para estudantes acima de 18 anos, o projeto Osiris destacou-se com um aplicativo para promover o consumo de plantas alimentícias não convencionais (Pancs), incentivando a diversidade alimentar e valorizando os nutrientes desses alimentos. Desenvolvido pelos alunos João Arthur Almeida Gomes, Matheus Felipe Gomes da Silva e Davi Torres Araújo, sob orientação dos professores Thissiany Beatriz Almeida e Frederico Barbosa Muniz, o projeto também foi vencedor, representando o Brasil na fase internacional do festival.

Compartilhe


Veja também